Como é o processo de selecionamento de alunos no “Bircat Avraham”?

Em primeiro lugar devemos esclarecer que a fonte do sucesso no selecionamento de alunos no “Bircat Avraham” é “Siatá Dishmaiá” – ajuda Divina. Explicaremos quais são os passos que tomamos para as inscrições e na escolha de alunos do nosso instituto, processo este que demora alguns meses.

Primeira etapa: a inscrição.

Um dos fatores de conseguirmos alunos excepcionais, é que temos uma grande quantidade de candidatos. No “Bircat Avraham”, o número de inscrição de alunos é surpreendente, tendo uma média de aproximadamente 350 alunos.

Existem vários motivos para este alto número de inscrição de candidatos:

1) O Bircat Avraham tem uma reputação muito boa em Israel,pois já nos primeiros anos começamos com “o pé direito”, graças a D’us.

2) O apoio monetário aos avrechím no Bircat Avraham é maior do que na maioria dos outros Institutos. Na realidade, o apoio financeiro em outros Institutos é insuficiente para a sobrevivência de uma família.

3) O método de estudo das Leis Judiciais no nosso Instituto é com minucia, profundidade e paciência.

Em alguns casos, avrechím que são famosos em Israel por sua boa reputação (por exemplo autores de livros importantes), e que ainda não se inscreveram no “Bircat Avraham” por conta própria, recebem um telefonema de nossos representantes e são convidados a se inscreverem.

Segunda etapa: pesquisa minuciosa sobre o perfil dos candidatos.

Na sua inscrição no Bircat Avraham, os candidatos apresentam seu currículo, que obrigatoriamente inclui todos os locais em que estudaram desde a juventude até o período atual (desde a “Yeshiva Ketaná” até o “Colel”). Uma equipe especial, coordenada pelo Rab. Yaakov Knafo, procuram pessoas de confiança que estudaram (e/ou que ensinavam) no mesmo local e na mesma época em que o candidato em questão estudou. A equipe interroga detalhadamente estas pessoas para verificar o perfil do candidato. Interroga-se pelo menos duas pessoas sobre cada um dos candidatos.

Verificamos: 1) Seriedade (Hatmadá), 2) Inteligência, 3) Sabedoria (ou seja quantidade de conhecimentos do candidato), 4) Yrat Shamáim excepcional, pois fazemos questão que o candidato seja uma pessoa que realmente quer servir a D’us com todo o seu coração, 5) Boas virtudes.

Muitas vezes os Rashê Yeshivot, que escutaram sobre a reputação do “Bircat Avraham”, fazem questão de telefonar pessoalmente para o Rab. Elie Bahbout para recomendarem avrechím específicos que estudaram com eles, como fizeram por exemplo: Hagaon Rabi Shalom Cohen Shelita (Rosh Yeshivat Porat Yossef), Hagaon Rabi Baruch Mordechay Ezrachi (Rosh Yeshivat Ateret Israel), Hagaon Rabi David Cohen (Rosh Yeshivat Chevron Haguiv’a), e outros.

Terceira etapa: a prova.

Os candidatos com o melhor perfil (aproximadamente 35 entre os 350 inscritos) passam para a próxima etapa: Prova oral com o Rabino Elie Bahbout. Cada prova demora entre 20 a 60 minutos, dependendo do caso. A prova não é somente sobre conhecimentos, e sim a prova é feita de uma forma que seja possível perceber o estilo e a profundidade de pensamento do candidato, bem como a velocidade de raciocínio, e a forma de organização das matérias estudadas. Deve-se notar que no “Bircat Avraham” procuramos diversificar nos estilos de raciocínio, pois assim um avrech complementa o outro. Na prova também é possível perceber a Yrat Shamáim e as virtudes do candidato.

De cada 35 a 40 candidatos testados, são aceitos entre 5 a 10 candidatos,(dependendo da possibilidade econômica do Instituto.

Em alguns casos, quando entre os candidatos testados não há avrechím suficientes que preencham o nível de exigência do Bircat Avraham, divulgamos nova inscrição.

Devemos frisar que todo este processo de selecionamento não se deve a falta de vontade de apoiar o estudo de todos os avrechím, chas veshalom, mas sim porque temos consciência de que as verbas são limitadas, e pelo bem da qualidade de estudos do Instituto damos preferencia para os avrechím mais dedicados e de maior potencial.

Translate »
MIGDAL GOOD