Testemunho em nome do Rav Ovadiá Yossef Z.T.L.: A redenção comecerá no ano hebraico de 5780 (2020)
O cabalista Rabi Meir Shemueli Shelita (irmão do Rabi Benayahu Shelita), Rosh Yeshivat Chazon Mordechai, em uma mensagem fascinante para os doadores do Colel “Bircat Avraham” (a mensagem foi gravada e está a disposição aqui abaixo), disse o seguinte:
Tradução:
Eu quero dizer para todos os doadores do Colel maravilhoso, maravilhoso, Bircat Avraham: É muito difícil agora doar, eu entendo vocês, mas saibam que me parece que este é o último ano difícil que vai existir para o povo de Israel, pois: Ah quase 40 anos atrás, Maran Rabenu Ovadiá Yossef participou de um encontro onde estavam alguns dos seus alunos, e eles insistiram muito com o Rabino que revele para eles qual vai ser o ano quando todo povo de Israel já vai ver o começo da redenção. O rabino não respondeu, eles insistiram, insistiram – assim me contou um dos Guedolê Hador que estava lá presente em sua juventude – e o Rabino (Ovadiá) disse que isto será em 5780. As pessoas falaram para ele: O que? Tanto tempo? Tem mais datas propícias neste intervalo. E de novo o Rabino afirmou: 5780…
E nós vemos hoje tudo o que ocorre com o coranavirus, isto é parte do processo da redenção, que será este ano… Escutei isto também de varios sábios grandes… que este ano vai começar a redenção. O mesmo escutei também do Tsadík Oculto que tive o mérito de conhecer, o Rav Yossef Voltoch Z.T.L., a mesma coisa ocorreu com ele ah 40 anos, as pessoas perguntaram para ele quando chega Mashiach, e depois de insistirem ele respondeu: Lembrem-se da data, 5780 será o ano da redenção para o povo de Israel.
Portanto eu digo, é uma pena que os doadores que tiveram o mérito todos os anos de sustentar, e já deram o Chomesh e com certeza já deram os Maassrôt, e agora dizem já perdemos metade do nosso patrimônio, meus amigos este é o teste, este é o teste – acho que o último teste – que está perante vós, seria uma pena verem o Mashiach e se arrependerem por que não continuamos a sustentar o Colel maravilhoso. Que ninguém tenha medo, podem dar, meus amigos o Rambam (Halachot Matanot Aniím Cap. 5) assegura que todo aquele dá Tsedaká não vai empobrecer por causa disto, nenhuma perda vai ter de dar Tsedaká. A coisa mais segura, meus amigos, é justamente nestas horas que a pessoas dê Tsedaká e sustente Colelim. Saibam que está escrito no Zohar (Vol. 2 225B), que em épocas que há peste no mundo, ninguém pode pará-la, mas quem dá Tsedaká esta pessoa submite a virtude do Vigor Divino que causa a existência da praga. A força da Tsedaká, o sustento de sábios da Torá, e quanto mais para este Colel maravilhoso, com o Rosh Colel maravilhoso e os seus avrechím maravilhosos, esta é a Tsedaká mais perfeita que existe.
Vocês conhecem a história (Tratado de Babá Batrá 11A) sobre Rabí Biniamin Hatsadík que era encarregado de distribuir Tsedaká, e eis que venho uma mulher e disse: Se você não me sustentar eu e meus filhos vamos morrer. Ele respondeu: Minha senhora, toda a verba que tinha de Tsedaká eu já distribuí. Disse ela: Se você não me sustentar eu morro. O que ele fez? Pegou do seu próprio pão e de sua própria água e deu para ela. Por isto D’us deu a Rabí Biniamin mais 22 anos de vida. Perguntam todos os comentaristas: Espera aí! Por que o mérito de sustentar esta mulher é que lhe salvou, se ele a vida inteira deu quantias enormes de Tsedaká? Pois é, ele deu quando era fácil, mas agora ele deu quando era difícil. Meus amigos, quando se dá Tsedaká em épocas assim, ela vale mais do que todas as Tsedakot que a pessoa deu durante a sua vida inteira.
Quero contar para vocês mais uma coisa pequena… A mãe do meu vizinho, era uma mulher Tsadeket, ela morava próximo a casa do meu mestre o Mekubal Rabí Mordechai Sharabi Z.T.L.. Ela era enfermeira no Hospital Shaarê Tsedek, na época que Israel pertencia aos turcos. Na época tinha muita fome em Jerusalém, quase que não tinha comida, quase não tinha nada. Esta enfermeira pegava uns pedaços de pão seco do Hospital para dar aos filhos dela. Em Jerusalém, as pessoas caim nas ruas de fome e faleciam. Ela veio para seu bairro, e viu uma menina deitada com o rosto no chão com dores de fome quase morrendo. Ela pensou consigo mesma: se eu der o pão para esta menina, meus filhos não vão ter o que comer, mas por outro lado esta menina está em perigo e pode falecer a qualquer instante. O que ela fez? Ela pegou o pão e colocou na boca da menina e disse: Mastigue! Meus amigos, ela mastigou o pão, e depois se virou para cima, quem era? A filha dela! Esta é uma historia verdadeira. Vejam o que acontece, muitas vezes a pessoa pensa: Este é meu pão, como vou dar para o avrech? Ele não sabe que justamente isto é que dá a vida para ele mesmo…
Eu, vosso servo Meir David Shemueli, humildemente os abençoo, que D’us abra para vocês todos os portões do mundo, aquilo que vocês derem vai retornar um milhão de vezes mais… Hashem dê mais e mais para vocês que possam sempre doar para os Colelím que vocês doam e principalmente para o Colel importante Bircat Avraham, D’us estará sempre com vocês, Amen Ken Iehi Ratson!