Qual foi o Colel que o Rishon Letsion usou como exemplo de Colel exepcional?
O Rishon Letsion, o Rabino Yitschak Yossef Shelita, em seu famoso shuir de Motsaê Shabat (shiur transmitido via satélite e via rádio para vários países – sendo considerado o shiur mais assistido do mundo) parashat Vaieshev 5775, tratou sobre as leis de Chanucá. No shiur, o rabino explicou que, em geral, não é correto que as instituições (Colelím) dispensem os avrechím na hora do acendimento das velas de Chanucá, mas sim devem encerrar os estudos no horário habitual (sendo que acenderão as velas mais tarde), pois os avrechím depois de dispensados podem acabar estudando menos, devido a motivos diversos. Porém, diz o rabino, que esta regra tem exeção, pois existe um Colel para avrechim exepcionais, o Colel que editou o livro “Betorato” (ou seja o Colel “Bircat Avraham”), onde estudam 80 avrechím muito sérios, este Colel sim pode liberar os avrechím na hora do acendimento, pois estes avrechím com certeza vão continuar estudando com dedicação imediatamente depois do acendimento, mesmo estando em casa.
Acrescentou ainda o rabino: “..eu estive neste colel, eu dei lá um shiur, e ví que – Baruch Hashem – estes avrechím são “Mamash Shekuím Belimúd” (literalmente: “realmente afundados no estudo” – expreção que significa que suas mentes estão sempre pensando em Torá sem parar), avrehím muito preciosos…”. O rabino também elogiou o fato do Bircat Avraham apoiar os avrechím com um salário relativamente digno.
Pelo que fomos informados, o shiur pode ser visto no site Maran1.com, procurando o shiur de parashat Vaieshev 5775. O trecho relevante ao “Bircat Avraham” começa no seguinte ponto: 01:01:26.