Exemplos de perfil dos alunos do Bircat Avraham

(Nota-se que parte destes alunos já receberam cargos rabinicos e terminaram seus estudos no Bircat Avraham)

Rabino Amiel Arbê: Grande gênio, tanto na profundidade do estudo quanto nos seus conhecimentos. Já na sua juventude (com apenas 20 anos), passou em prova de memória fotográfica (“Mivchan Sicá”) sobre todos os tratados mais importantes do Talmud (Nashím, Nezikín e mais). Esta prova é da seguinte forma: Se pega um livro de Talmud fechado, se posiciona o dedo em qualquer lugar em cima da capa do livro, e o rabino tem que dizer (com o livro fechado) que palavra está escrita no local onde o dedo está posicionado, em cada uma das páginas do livro (incluindo Rashí e Tosafot no caso do dedo estar na localização destes comentaristas). Durante os últimos anos, este rabino foi o principal “chavruta” (parceiro de estudo) do Rishon Letsion Rabi Eliahu Bakshi Doron Shelita (hoje já não estudam muito juntos devido a situação de saúde do Rav Bakshi, que D’us o cure e traga refuá shelemá), fazendo parte integrante da compilação dos últimos volumes do livro de responsas Binian Av. No período da tarde o rabino Amiel atua como Rosh Colel na Yeshivá de Binian Av, e também como Morê Tsedek (encarregado de responder perguntas de halachá) no Bet Horaá do Rav Moshe Paniri. No passado atuou com Rabino da Congregação de Kriat Hayovel. Ofereceram para ele ser Rosh Yeshivá da Yeshivá Ketaná de Ofakím, mas ele recusou nesta instância, pois isto o atrapalharia demais em sua ascensão nos estudos. O rabino Amiel é autor de vários livros: Chadrê Deá 2 volumes (análises profundas sobre a pureza famíliar); Binian Yerushalaim 2 volumes (o primeiro volume aborda a fonte das divergências entre o Talmud Bavli e o Yerushalmi; e o segundo são comentários sobre o Talmud Yerushalmi); Teshuvat Hashaná (comentários sobre o Rambam); a Hagadá de Pessach “Metivta” sefaradita; Comentários sobre Lechem Abirím Yevamot; e outros. No passado, o Rabino Amiel estudou vários anos em “chavruta” (parceiro de estudo) com os grandes rabinos: Rabi Avraham Guinichovski Z.T.L. (Rosh Yeshivat Cochav Miaakov); Rabi Natan Tsvi Finkel Z.T.L. (Rosh Yeshivat Mir); Rabi Avraham Moshe Halperin (Av Bet Hadin Ungwar); Rabi Aharon Weiss (Rosh Yeshivat Torat Chaim e Av Bet Hadin Kriat Tsanz Jerusalém).

Rabino Yossef Rabiah: Era “Rosh Colel” e “Morê Tsêdek” em Safed. Depois que seu colel fechou, veio estudar no Bircat Avraham. Um grande gênio, termina o estudo do Talmud inteiro a cada tres meses (ou seja estuda entre 40 a 45 paginas de guemará por dia, com Rashí e Tosafôt), e estudou várias vezes todo o Bêt Yossêf e Shulchan Aruch. Em sua juventude. Possue também amplo conhecimento nos livros dos sabios atuais, por exemplo em 2014 foi feita uma competicao nacional de conhecimento do livro “Yabia Omer” do Rabenu Ovadia Yossef Z.T.L. (obra esta que comporta a quantidade de informaçao equivalente a uma enciclopedia), e o Rabino Rabiah é que ganhou o primeiro prêmio. O Rabino Rabiah foi um dos melhores alunos do Gaon Rabí Ben Tsiôn Aba Shaul Z.T.L.

Rabino Yaakov Chadad: Autor dos livros Mishpat Haonaá e Mishpat Hapikadon. Desde sua juventude, foi encarado pelos rabinos como sendo um futuro grande sábio. Quando tinha cerca de 14 anos, os seus rabinos na Yeshivá Ketaná deram para ele a resposabilidade de escrever e corrigir as provas dos demais alunos, resposabilidade esta que em geral é dos rabinos-professores e não de um aluno. Já na Yeshivá Guedolá (cerca de 17 anos), quando o rabino-professor que dava a aula não podia estar presente, era este jovem aluno que substituia o rabino e dava a aula. Ainda como jovem aluno, era ele que tinha a responsabilidade de repetir o Shiur do Rosh Yeshivá para quem não entendeu a fundo, e era ele que era encarregado de todas as provas de Halachá (e aliás ganhou o prêmio “Chidon” de Halachá). Quando fez o Siúm do Talmud no seu casamento, discursou o Rishon Letsion HaGaon Rabi E. Bakshi Doron Shelita e afirmou que ele vai ser um dos grandes Talmidê Chachamím da geração. Aliás o Siúm citado é só do que ele estudou diariamente da meia-noite as uma-e-meia da manhã, fora o que estudou nas demais horas do dia. O Rab. Chadad atua as noites como Meshív (responsavel de responder todas as perguntas dos alunos) na Yeshivá “Debê Eliahu”, e graças a sua ajuda muitos alunos avançaram bastante nos estudos. Também atua como “Mots” (rabino resposável em responder pergutas de Halachá e principalmente Taharat Hamishpachá) em Kriat Sêfer. Diariamente, depois do Vatikín antes de vir para o Bircat Avraham, ele estuda em “Chavruta” (parceiro de estudo) com o famoso Gaon Rabi Elchanan Perets Shelita.

Rabino Assi Haleví Iben Yuli: Rabino renomado em Israel, autor dos livros Shut Nachalat Levi (2 volumes) e Shulchan Aruch Hamidot (2 volumes). Recebeu da prefeitura de Jerusalém o prêmio de melhor autor de livro judaico de 5767, e também recebeu o prêmio “Veatá Kitvú Lachem” de melhor autor de responsa de 5773. O falecido Rishon Letsion Rabenu Ovadiá Yossef Z.T.L, em seus livros Chazon Ovadiá (Shabat), cita a opinião do Rab. Assi em quase todo assunto. Por exemplo, no livro Chazon Ovadiá Shabat 1 pag 83 escreve o Rabenu Ovadiá Yossef o seguinte: “Deve-se dar a honra ao meu aluno amado, Gadol Batorá e temente a D’us com pureza, o Rabino Assi Haleví, que escreveu em seu livro Nachalat Levi…”. Testemunha o Gaôn Rab. Amrani (Rosh Colel Maor Israel), que o Rabenu Ovadiá estudou tanto no livro Nachat Levi, que as páginas acabaram ficando até manchadas.

Rabino Ezra Elias-zada (o “Chacham Záda”): Rabino renomado em Jerusalém como um dos grandes Chachamím que saíram da antiga Porat Yossef (e mesmo assim, extremamente “Anav” – humílde). Durante 12 anos atuou como Juíz Rabínico num dos mais importantes Batê Diním de Israel. Atuou também como Rosh Colel para juízes rabínicos “Ohel Yossef”, e também como “Meshív” em outras instituições. Durante muitos anos foi Chavruta (parceiro de estudo) do Gaon Rabi Naftalí Nosboim (considerado um dos maiores Juízes Rabinicos da geração), e até hoje quando o Rav Nosboim tem alguma dúvida complicada, telefona para o Chacham Zada perguntando o que ele acha. No período noturno o Chacham Zada atua hoje como Meshív (responsavel de responder todas as perguntas dos alunos) na Yeshivá de Porat Yossef na Cidade Velha, e é muito querido e respeitado pelo Gaon Rabí Shalom Cohen. O Chacham Zada é também o Rabino da Congregação “Siach Yitschak” no bairro de Nevê Yaakôv, onde dá muitos shiurím. Perguntamos ao Chacham Zada por que ele quis largar o cargo importante que tinha no período diúrno, para vir estudar com rabinos jovens no Bircat Avraham? Ele respondeu que encontrou com alguns estudantes do Bircat Avraham e ficou pasmo com a sabedoria dos mesmos, e portanto resolveu que quer revisar as leis judiciais rabínicas junto com estes sábios, para que assim possa se aprofundar mais nestas leis, e então voltar a atuar com um nível maior.

Rabino Yehuda Chen: Rabino dotado de amplo conhecimento e muito boas midot. Autor do livro de responsas Minchat Yehudá, e recebeu o prêmio “Daat LeIsrael” de melhor autor de responsas de 5776. Ele é o rabino que foi encarregado de fazer a revisão de conteúdo das respostas de Halachá do atual Rabino chefe de Jerusalém (e Rishon Letsion) Rabi Shelomô Amar Shelita antes de serem impressas, sendo que em muitas das respostas o Rav Amar fez questão de citar a opinião desde rabino e debater o assunto (vide por exemplo Shut Shêma Shelomô vol. 9 páginas 148, 168, 180, 186, 190, 232, 259, 267, 272, 279, 386, 393, e outros). Este foi o rabino que idealizou e fundou o Bet Hadin Hasefaradi de cashrut de tecnologia. Atua também como Morê Tsêdek (encarregado de responder perguntas de halachá) no Bet Horaá do Rav Yaacov Shiknazi Shelita. Por muitos anos estudou em “chavruta” com o Mekubal Hagaon Rabi Itschak Abuchassera Shelita.

Rabino Yossef David Cohen: Autor do livro “Adnê Habait”. Um grande gênio, com pensamento rápido e memória fenomenal, e por outro lado extrema humildade. Já com 17 anos terminou todo o Talmud (depois novamente com 19 anos, e outras vezes). Tem sabedoria impressionante, quase não há assunto profundo que ele não saiba tudo o que foi escrito nos Rishoním e Acharoním. Recebeu o prêmio “Uchtavtam” de melhor autor de análise profunda. O Gaôn Rabi Dov Landa (Rosh Yeshivat Slobodka), que estudou em “Chavruta” com o Rabino Cohen citado por vários anos, afirmou que não há dúvida nenhuma que o Rabino Cohen vai ser um Gadol Hador. O Rabino Cohen estudou em “Chavruta” também com o Gaôn Rabi Moshe Hilel Hirsh (membro do Conselho dos Guedolê Hatorá), e com o Rabi Chaim Feinshtein (Rosh Yeshivat Sorotskin).

Rabino Netanel Malca: Rabino com Midot (boas virtudes) indescritíveis. Autor dos livros Netivot Hahalachá sobre as leis de Shabat e Berachot. Recebeu o prêmio “Rabi Tsion Levi” de melhor autor de responsa de 5772, e o prêmio competidíssimo do “Mifal Hapais” de melhor autor de responsa de 5773. Recebeu também o prêmio especial de maior “Matmíd” (aluno com maior seriedade de estudo) da Yeshivá Yad Aharon. Estudava em “Chavruta” (parceiro de estudo) com o Rosh Yeshivá o Gaon Rabi Yehoshua Aichenshtein Shelita. Nas sextas-feiras estuda em “Chavruta” com o Rabi Mordechai Ashkenazi Shelita.

Rabino Shelomo Abúdi: Tem amplo conhecimento e muita sabedoria. Sua fama se espalhou: Já há 10 anos escutamos que existe um avrech excepcional em Mir chamado Shelomo Abudi que sabe responder qualquer pergunta sobre qualquer assunto. Este rabino atuou como Rosh Colel durante dois anos (até o fechamento por motivos monetários). Ele é o neto do grande sábio Rabi Salman Chugui Abudi Z.T.L., o último “Chacham Bashi” do Iraque.

Rabino Boaz Kaduri – Autor dos livros “Ber Bassade” (tres volumes) e “Yachín Uboaz” sobre Massechet Horaiot. Destacável por seu enorme conhecimento. Vide Responsa “Ateret Paz” 3 (vol.5) pag. 440 que elogia muito este rabino. O Rishon Letsion o Gaon Rabi Ovadiá Yossef Z.T.L, ficou tão impressionado com os livros do Rab. Boaz, que pediu para seu secretario que quer conhecer pessoalmente o autor. No encontro (que foi gravado), o Chacham demonstrou grande afeto ao Rab. Boaz, e afirmou: “Ahavát Olám Ahavtícha!”, e pediu que venha visita-lo mais vezes. Sobre os livros do Rab. Boaz, disse: “Estes são livros muito importantes, muito queridos… quem tem estes livros em casa, tem um tesouro em casa”. O Chacham Ovadiá conversou também com a esposa do Rab. Boaz, e explicou que ela tem que se alegrar pelo grande mérito que ela tem de ser casada com um Rabino de futuro tão brilhante. No ultimo livro que o Rav Ovadia editou em vida, o “Chazon Ovadiá” sobre as leis de frutas na terra de Israel, o Chacham dedicou varias páginas para analisar quem estava certo, se ele (o Chacham) ou o livro Beêr Bessadê de autoria do Rab. Boaz. A opinião do Rab. Boaz era muito importante aos olhos do Chacham ao ponto que na página 127 o Chacham se deu ao trabalho de explicar que em determinado caso o Rab. Boaz também concorda com ele (com o Chacham).

Rabino Chaím Maimôni: Estuda no Bircat Avraham no periodo da manha, e as tardes atua como Rosh Colel da “Yeshivat Maran”. No passado atuou como Meshív (responsável por responder as perguntas de todos os alunos) na Yeshivá Ner Shemuel. Autor dos livros Clalá Demilta e Responsas Ykúv Hadín. É inteligentíssimo com excelentes midot.

Rabino Shimon Yossef: Rabino dotado de amplo conhecimento no Talmud e nos livros de Responsas. Estuda com muito seriedade, com profundidade e precisão. Escreveu livros (pré-editados) sobre quase todos os Tratados principais do Talmud. Autor também do livro Nachalat Shimon sobre as leis de patrimônio no casamento. Estudava Kabalá em “Chavruta” (parceiro de estudo) com o renomado Gaon Rabi Ben Tsion Mussafi Shelita. Em um discurso, contou o Rav Mussafi, que quando ele (o Rav Mussafi) se equivoca em uma fonte, o Rab. Shimon sempre sabe corrigir o equívico e citar de cor as fontes, tomando o cuidado de corrigir particularmente quando ninguém está escutando.

Rabino Ariel Cohen: Rabino gênio de grande sabedoria, autor do livro profundo Binian Ariel. Quando tinha apenas 20 anos, já tinha terminado todo o Talmud, Rambam e todas as quatro partes do Shulchan Aruch. Ele era o “Chavruta” (parceiro de estudo) do Rosh Yeshivá de Mir, o Gaon Rabi Eliezer Yehuda Finkel Shelita. Embora seja ainda jovem (ele casou ha poucos mêses), já é conhecido, e quase todo dia recebe telefonemas e cartas com perguntas de Halachá, sobre as quais escreve responsas impressionantes. Também é muito requisitado para palestrar shiurím complexos (“Chaburot”), sendo que é chamado para dar shiurím em cidades diversas.

Rabino Moshê Ben Porat: Autor dos livros Bicurê Moshê e Zemanê Hayom. Tem uma linha de pensamento aguçada, e faz questão de examinar cada assunto nos mínimos detalhes, analizando sempre todos os pontos de vista possíveis. Nas noites de Shabat estuda em chavruta com o Gaon Rabí Moshê Tsadka Shelita (Rosh Yeshivat Porat Yossef de Gueula). No passado estudava chavruta com o Gaon Rabí Moshê Rozmarín Shelita (anteriormente Rosh Yeshivat Netivê Hatalmud, autor dos famosos livros Devar Moshê, sobre o Talmud).

Rabino Aharon Ben Porat: Possuidor de grande Sabedoria e conhecimentos. Autor do livro Bêt Aharon (vários volumes – pré editados) sobre o Shulchan Aruch Orach Chaím. Nos Shabatot estuda em chavruta com o famoso Gaon Rabí Aharon Yarchi Shelita.

Rabino Yossêf Chaím Ashkenazi: Um genio, tanto em sua capacidade de raciocínio e profundidade de pensamento, quanto em sua memória extraordinária e conhecimentos impressionantes. Também é perito em filosofia judaica. Estudou chavruta com o Gaon Rabí Avraham Segal (Ra”m de Yeshivát Mir Brachfeld).

Rabino Meir Zevulun: Extremamente “Matmid” (dedicado), não perde nem um segundo sem estudar Torá. Conjuntamente com os assuntos estudados no Colel, e suas páginas de Guemará diárias, ele termina todo ano o estudo de todo o Shulchan Aruch Orach Chaím com seus comentários e com Caf Hachaím, junto com grande parte do Shulchan Aruch Choshen Mishpat. No passado foi Rav Kehilá do Bairro Nevê Ofer em Tel Aviv. Autor do livro de Responsas Siftê Navôn.

 Rabino Itschak Ashuri: Autor do livro Imrê Ytschak. Estudou em chavruta com o Gaon Rabí Moshê Yehudá Shlezinger Shelita (Rosh Yeshivát Kol Torá). Extremamente inteligente, tem vasta sabedoria em todas as áreas da Torá.

Rabino Shemuel Cohen (este é o segundo avrech com o mesmo nome no nosso Instituto): Ele tem grande sabedoria e altíssimo nível, muita hatmada, midot e irat shamaim. Há 10 anos quando se casou, o Rosh Yeshivá dele ficou tao triste de “perder” este brilhante aluno, que abriu um Colel na Yeshivá só para poder continuar a aproveitar da luz deste avrech!

Rabino Daniêl Chassán: Autor dos livros Sicumê Sugiôt sobre Guitín, Babá Batra e Babá Metsiá. Foi Meshív (responsável por responder todas as perguntasdos alunos) da Yeshivá Daat Chaím.

Rabino Yossef Vaaknín: Muito afiado e profundo, em todas as instituições em que estudou foi sempre apontado como o melhor aluno, e mesmo assim tem grande anavá (modestia) Autor do livro Ymrê Yossêf sobre as leis de Shabat. Foi chavruta do Gaon Rabi Tzy Drapkin Shelita, o Rosh Yeshivá de Beer Yaakov (Grodna).

Rabino Meir Devír: Autor do livro “Shalmê Or”. Entre os 1200 alunos da Yeshivat Ponoviz, ele foi um dos 4 escolhidos para estudar pessoalmente com o Rosh Yeshivá, o Gaon Rabi Baruch Dov Povarski. Durante varios anos, o Rabino Meir Devir tambem foi “chavruta” do Gaon Rabi Nachum Lebe, o Rosh Yeshivá de Bet Matatiahu. Mais tarde, recebeu o cargo de “Meshív” (responsável a responder as questões e dúvidas de todos os alunos) em uma Yeshivá importante.

Rabino Shemuel Cohen: Autor de 8 livros importantes. Tem conhecimento muito vasto sobre a legislação judaica.

Rabino Eliahu Ben-Kalifa: Muito inteligente, e é dotado de muita “anavá”. Foi “chavruta” do renomado Gaon Rabi Avraham Arlanguer Shelita (Rosh Yeshivá de Kôl Torá). Sempre antes do Rabi Avraham Arlanguer dar aulas perante seus alunos, preparava-se com o Rabino Eliahu Ben-Kalifa.

Rabino Ariel Ukashi: Autor do livro “Binian Ariel”. Destaca-se por sua profundeza de pensamento, e por suas “midot” extraordinárias.

Rabino Yossef Bar Shalom: Simplesmente um gênio, de altíssimo QI. Em todos os lugares anteriores em que estudou (instituiçoes com centenas de pessoas), foi sempre apontado por unanimidade como o melhor aluno. Muito esforçado, tem uma maneira muito especial de organizar a matéria. Neto e filho de rabinos muito importantes em Israel.

 Rabino Shelomo Marciano: Dotado de raciocínio afinado e muito rápido, impressionante. Especialista em filosofia judaica.

Rabino Pinchás Ráz – rabino altamente renomado em Israel, autor dos livros “Ganzê Berachá”, “Petach Shaarê Shamaim”, “Ish Veisha Shezachu” em 2 volumes, e “Siman Beracha”. Foi o primeiro rabino de Israel a receber o prêmio “veatá kitvu lachêm” (de melhor autor de responsa). Quando ele fez sua primeira prova sobre “Dayanut” (direito judiciário judaico), o corretor da prova ficou tão impressionado que mostrou a prova para o Rabino Chefe de Israel, o Rabino Yona Matsger Shelita, que por sua fez mandou uma carta de elogios para o Rabino Raz, onde escreve: “estamos esperando anciosamente sua formatura, para assim podermos contar com um Juiz tão sábio”. Autoridades no Ministério de Israel, que ouviram falar sobre a fama do Rab. Raz, pediram a este rabino que concorra ao cargo de Rabino Chefe de uma cidade importante em Israel.

Rabino Chanan Aflalo: Já se formou há alguns anos como Dayan (juiz Rabínico), porém veio para o “Bircat Avraham” para reestudar as matérias num nível mais minucioso e elevado, tal como se estuda no nosso Instituto. Nas horas livres o Rabino tem voluntariamente vários cargos importantes: 1) Juiz do Bêt Din Ohel Moshê, 2) Rav Kehilá e Morê Tsêdek da Congregação Ohel Moêd da cidade de Bat Yam, 3) Morê Horaá de leis monetárias na cidade de Keriát Sefer. No passado foi Rosh Kolel por 5 anos, e Rav Kehilá de uma das principais congregações da cidade de Bêt Shean (“Zohar Hatorá”). O rabino é autor dos seguintes livros: Responsas Asher Chanan (8 volumes), Responsas Elkabets (2 vol) e o livro Beêr Miriam. Em varias ocasiões, quando o Gaon Rabi Moshe Paniri Shelita se depararou com pergunta complicada demais nos assuntos das leis judaicas relevantes a medicina, mandou a questão para o Rabino Aflalo. O Rav Aflalo também da Shiurim na Rádio sobre leis monetárias.

Rabino Eliahu Berachá: Autor dos livros “Minchat Eliahu” e “Toledot Noach”. Tem grande sabedoria em todas as áreas da Torá, com muita profundeza. Seu livro “Toledot Noach” recebeu da prefeitura de Benê Berák o prêmio de melhor livro judaico de 5771. Ainda quando era um jovem estudante, seu Rosh Yeshiva afirmou que desde que sua Yeshivá foi fundada ate hoje, ainda não passou ninguém parecido com o Rabino Berachá.

Rabino Avraham Chabib Merôn: Este rabino já se formou como “juiz rabínico” na parte das leis monetárias, e agora entrou no “Bircat Avraham” para estudar a parte das leis matrimoniais. No passado este rabino atuou em vários cargos importantes: 1) Rabino da congregação “Ahavat Chinam”. 2) Rosh Colel “Ahavat Chinam”. 3) Juiz rabínico no Bet Din “Shaar Hamishpat” – do Gaôn Rabi Mordechai Gros Shelita. 4) Rabino do Bet Horaá de Keriat Sefer.

Ele estudou em “chavruta” com o Gaôn Rabi Moshe Mordechai Karp Shelita. Palestra toda semana em Tel Aviv e Beêr Shêva.

Rabino Yossef Nehoray Ochana: Terminou todo o Talmud (guemará) quando tinha apenas um pouco mais que Bar Mitsva. Quando tinha apenas 16 anos, ganhou o primeiro prêmio “veatá kitvu lachêm” (de melhor responsa). Quando tinha 19 anos, recebeu uma carta do Gaon Rabi Moshe Armoni Shelita convidando-o para atuar como Rabino principal da Congregacao Sefaradita de Los Angeles (porem nao aceitou o convite pois ainda nem era casado). Autor de 6 livros. Estudou em “chavruta” com o Chacham Shalom Cohen Shelita (Rosh Yeshivat Porat Yossef).

Rabino Yossef Buskila: Rabino de um congregação importante em Keriat Sefer, e More Tsedek no
Bet Horaa do Gaon Rabi Y. Shiknazi. No passado, atuou em varios cargos importantes:  1) Rosh Colel por 5 anos. 2) Juiz Rabínico no Bet Din do Gaon Rabi N. Nusboim. 3) Maguid Shiur na Yeshivá “Tiferet Moshe”. 3) More Tsek no Bet Horaá Gaon Rabi Azriel Auerbach Shelita. Já a 20 anos estuda Kabalá com o Gaon Rabi Y.M. Hilel. O Rab. Buskila é o autor do livro Simchat Yossef sobre as leis de Shabat.

Rabino Moshê Shaltíel – rabino muito conceituado. O Rav Hagaon Rabino Itschak Yossef em seu livro “Ialkut Yossef” (vol. 10 pág. 103 e 111) elogia este rabino e sua sabedoria. Vide também livro “Habáit Hayehudí” mezuzá pág. 127. Durante seus anos na “yeshivá” (antes do casamento) foi escolhido como “Meshív” (responsável a responder as questões e dúvidas de todos os alunos). Depois do casamento, estudou em um Colel de 150 alunos, onde também foi escolhido como “Meshív”.

Rabino Avraham Avikassís – grande gênio, atua de tarde como Maguid Shiur na Yeshiva Debe Eliahu e é muito renomado nesta area. Por muitos anos foi o “chavruta” do Rav Hagaon Rabino Shemuel Pinchássi Shelita.

Rabino Eliahu Saada – Autor do livro “Heelêm Davár”. Rabino renomado por seus grandes dotes intelectuais, e por seus artigos no “Kovêts Or Torá”.

Rabino Netanêl Israel Ochana – Autor do livro “Hatsnêa Lêchet” e “Mishpete Israel”.

Rabino Meir Pinchássi – avrech renomado autor de vários livros (Torat Hayeshiva, Torat Chaim, e outros), ele é rabino chefe (sem remuneração) da congregação Bene Tora Darche David, dá vários shiurim, e diariamente recebe perguntas (via carta e via telefone) de Israel inteira, devido a sua fama com um grande Possek.

Rabino Moshê Yochái Ráz – Autor dos livros “Teshuot Chên”, “Tifêret Haberít” e outros. Quando o Rab. Yochai era apenas um jovem de 20 anos, o Chacham Rabenu Ovadia Yossef Z.T.L. fez questão de comparecer pessoalmente a fim de honra-lo pelo seu Sium Hashas do Talmud. Em uma carta do Rishon Letsion o Gaon Rabino Itschak Yossef Shelita, descreve sobre este rabino: “.. quando era ainda muito jovem, já terminou o estudo de todo o “Shas”…, e fora o fato de estudar torá com muita seriedade e vontade, desde sua juventude ensina o conhecimento da torá perante grande publico, sendo suas palestras encantadoras. Ele é dotado com grande capacidade intelectual, e não há dúvida que se ele continuar em seu caminho de seriedade e temor a D’us, será um dos “Guedolím” (grandes sábios da geração)…”.

Rabino Yehuda Nissin – Muito afiado e tem uma visão muito ampla sobre a materia estudada. De tarde atua como Meshiv da Yeshiva Chazon Ovadia. Em seu colel anterior, foi escolhido para ser o “chavruta” do Rav Hagaon Rabino Issachár Chazán Shelita.

Rabino David Bar-Osher – Autor dos livros “Matsa Shalom” sobre Shalom Bait, e “Halichot Beta” sobre a pureza familiar. Rabino renomado como um dos grandes “matmidím” de Jerusalem.

Rabino Shelomo Maimon (irmão do Rab. Avraham Maimon): Muito esforçado e “afiado”. Já em sua juventude demonstrou grande capacidade: Quando tinha apenas 17 anos, já tinha terminado todo o Talmud 4 vezes! A noite atua como “Meshív” (responsável de responder as perguntas de todos os alunos) na “Yeshivát Ymrê Biná”.

Rabino Shalom Itschak Bar Or: Muito inteligente e profundo. Já antes do casamento, era famoso por seus dons, mesmo sendo que a Yeshivá onde estudou (“Ponoviz”) conta com mais de mil alunos e é raro se “destacar” entre tantas pessoas. Logo quando casou, foi chamado para ser Maguid Shiur em Jerusalém (cargo rabínico importante que em geral só se alcança depois de quinze ou vinte anos de casado). Autor do livro “Vehigadeta Levinchá” (pré-editado). Neto do Chacham Shalom Mizrachi ZT”L, e bisneto do Chacham Moshe Mizrachi (o Av Bet Hadin de Chalab, Aram Soba) ZT”L.

Rabino Tomer Zinár: Extremamente afiado e de grande memória. É renomado por suas impressionantes “Hearot” no “Kovets Or Tora”. Nas instituições onde estudou em sua infância e juventude, imediatamente percebiam que deveria “pular” de classe para uma faixa etária maior do que a correspondente. Atuou como Maguid Shiur em Jerusalém, sendo que este ano chegou à conclusão que para o bem da sua ascensão na Tora deveria largar o cargo de Maguid Shiur e estudar no Bircat Avraham. O Gaôn Rabi Meir Mazuz Shelita, em uma carta de recomendação que escreveu sobre o livro “Nachal Eitan” (de autoria do pai do Rab. Tomer), escreve o seguinte: “Na verdade, já faz muitos anos que parei de escrever cartas de recomendação para livros… porem desta vez resolvi abrir uma exceção, pois o Rabino autor deste livro tem um filho que é um grande Talmid Chacham, o Tsadik Rabino Tomer, que brilhe e ilumine… (Este filho) hoje é Maguid Shiur na Yeshivá “Kedushat Moshe” em Jerusalem, e seu estudo é com muita precisão e sempre alcança o ponto exato da verdade…”.

Rabino Mordechai Cohen: Autor do livro de leis monetárias “Bet Mordechai” (pré-editado). Muito organizado e estudioso. No período noturno atua como Meshív (responsável de responder as perguntas de todos os alunos) da Yeshivá “Mishcan Chaim”.

Rabino Rafael Breska: Extremamente inteligente e profundo. Atua como “Meshív” (responsável de responder as perguntas de todos os alunos) em uma das mais importantes Yeshivôt Sefaradiôt em Israel – “Beer Hatalmud”.

Rabino Israel Chassín: Dotado de muita inteligência. Ganhou o prêmio nacional Israelense “Uchtavtam” de 5769 (melhor “Chabura” – compilação de estudo profundo). Em sua juventude, quando estudava na Yeshivá Or Israel em Petach Tikva, foi escolhido para ser o responsável em fazer as provas de halachá (lei judaica) para toda a Yeshivá ,função esta que em geral é própria a professores e não a alunos. Também escreveu e editou os Shiurim profundos do Rosh Yeshivá (o Gaôn Rabi Ygal Rozen), devido a seu entendimento de alta precisão.

Rabino David Ochayun: Muito sério e dedicado. Autor do livro “Yad David”. Estudava em “Chavruta” com o Gaôn Rabi Tzevi Drapkin Shelita (o Rosh Yeshivá de Grodna). Apesar da sua juventude, foi escolhido para atuar como Morê Tsêdek (Rabino consultado sobre halachá) no “Bet Horaá” do Gaôn Rabi Moshe Paniri Shelita em Jerusalém.

Rabino Meir Chazan: Estuda com grande perseverança, sem perder um segundo do seu tempo, dotado de raciocínio aguçado e boa memória. Autor dos livros “Darchê Meír” (4 volumes pré-editados). Em Bet Shemesh,sua cidade, quando necessitam de aulas profundas de “última hora” para avrechím, pedem para ele, pois sabem que ele prepara em 2 horas aulas complexas que outros demorariam alguns dias para preparar. Sabe perfeitamente todo o “Nashím Nezikín” (parte mais profunda do Talmud) como se estivesse estudando o assunto neste momento. À noite atua como Meshív (responsável de responder as perguntas de todos os alunos) na “Yeshivát Ateret Ytschak”.

Rabino David Dayan: Filho do Gaon Rabino Avraham Dayan Shelita (neto do Chacham Moshe Dayan ZT”L – antigo Rabino da congregação Mekor Chaim). Muito sério, dotado com grande capacidade de raciocínio, e tem uma linha de pensamento aguçada. Seu pai, o Rab. Avraham, vê neste filho o seu futuro sucessor.

Rabino Shaul Toledano: Autor do livro “Taam Keikar” sobre as leis de Cashrut. Atuou como Meshív (responsável por responder as perguntas de todos os alunos) em uma Yeshivá importante. Um  rabino com grande sabedoria e profundeza de pensamento, organização e metodologia de estudo (que adquiriu pelo fato de dar aulas de Tora muito complexas já há alguns anos), isto sem falar nas excelentes midot tovot (boas virtudes) e muita hatmadá (seriedade). Na prova que fizemos para ele, citávamos opiniões de Rishonim (sábios da idade media que explicam o Talmud), e ele respondia imediatamente (de cor) em que Tratado Talmúdico e em que pagina do Tratado estes Rishonim se encontram!

Rabino Uriel Suíça: autor do livro “Ashêr Lishlomô“. Rabino extremamente inteligente e profundo, estuda com grande hatmadá (não perde um segundo). Estudou em “chavruta” com o Gaon Rabi Y. M. Hilel Shelita. No Colel anterior onde ele estudou (um Colel conceituado), ele era considerado o melhor aluno, e quando avisou a seu Rosh Colel (diretor) que ele queria estudar no “Bircat Avraham”, o Rosh Colel prometeu aumentar seu apoio financeiro o quanto quisesse, mas que por favor não mudasse de instituição, porem o Rab. Uriel respondeu que para ele a Torá é mais importante do que tudo, e ele acha que vai se elevar mais estudando no “Bircat Avraham”.

Rabino David Toledano: Neto do Rishon Letsion HaGaon Rabi Ovadiá Yossef Shelita. É considerado por seu avô como o neto mais sábio, sendo que nas refeições familiares o Rav Ovadiá pede para que ele é que seja sentado ao  seu lado. Autor dos livros Shaare David e Minchat David (pré-editados). Afora sua formação rabinica, é formado em diversas áreas, como Shechitá, Mar’ôt etc.

Rabino Avraham Sitrogo: Muito inteligente, “vive” o estudo. Atuou como Meshív (responsável por responder as perguntas de todos os alunos) na Yeshivá de “Or Gaon“. Estudou em “chavruta” com o Gaon Rabi Yehoshua Edelshtein Shelita (Rosh Yeshivat Yad Aharon). ). Escreveu e editou os Shiurim profundos do Rosh Yeshivá citado, devido a seu entendimento de alta precisão.

Rabino Goel Chacham David: Rav Kehilá (Rabino da congregação) “Ohel David” no bairro de Kriat Moshe em Jerusalém. Autor do livro “Maguen Guiborim”. Tem muito conhecimento em todas as áreas da Torá. Atuou como “Morê Tsedêk” no Bet Horaá do Gaon Rabi Moshe Paniri Shelita, e é renomado por ser um grande perito em Taharat Hamishpacha.

Rabino Moshê Gardji: Extremamente “Matmid” (dedicado) e esforçado. Autor do livro “Mass’at Moshê” (pré-editado). Quando tinha apenas 16 anos, já tinha estudado 100 vezes o Tratado de Babá Kamá (fora o estudo de outros Tratados, como por exemplo 20 vezes o Tratado de Gitin). Atuou como Meshív (responsável por responder as perguntas de todos os alunos) na Yeshivá de Yesodot. Estudava em “chavruta” com o Gaon Rabi I. B. Shraiber Shelita (Rosh Yeshivat Netiv Daat).

Rabino Yossêf Chaím Ohêv-Tsiôn: É um grande gênio e extremamente matmid (não perde um único segundo), autor de 5 livros importantes, e tem muito boas midôt e Irát Shamáim. Não tem assunto que ele não tenha conhecimento vasto: Shás, halachá, lamdanút, mussar, Kabalá… inacreditável! Mesmo que ainda é jovem, ele já é muito famoso e conhecido em Israel. O Gaon Rabenu Ovadiá Yossef Z.T.L. disse no seu shiur de Motsaê Shabat, que depois de seus 120 anos, quem merece sentar no seu lugar é o Rab. Ohêv-Tsiôn! (o evento foi filmado). O Rabino Bahbout uma vez perguntou para um rabino importante se ele conhece algum avrech muito extraordinário, e ele respondeu que conhece o Rab. Ohêv-Tsiôn que escreveu em menos de 30 dias o livro profundo e repleto de fontes “Atá Bati” (de 300 páginas).

Rabino Rafael E. S. Mualem: Autor dos livros “Kaf Hazahav”. Quando tinha apenas 15 anos, ganhou o primeiro prêmio “Veata Kitvu Lachem” de melhor autor de responsa. Nas sextas feiras atua como Rosh Colel do Colel “Bet Ynon”. O grande sábio HaGaon Rabi Yaakov Chaim Sofer Shelita afirmou que o Rab. Mualem é uma alma especial que tem a mesma fonte de alma do Rabenu David Halevi Z.T.L. autor do Turê Zahav (conhecido como o “Taz” – um dos maiores legisladores judaicos de todas as gerações, comentarista do Shulchan Aruch).

Rabino Ariê Tutián: Ele é um grande Talmíd Chachám e já atuou em vários cargos rabínicos importantes: Maguid Shiur, Diretor espiritual e Rosh Kibuts. Estuda com muita seriedade e profundidade. É uma personalidade conhecida e respeitada em toda Jerusalém. No momento, é o rabino de maior idade no nosso Colel, e temos no Colel rabinos que foram alunos dele no passado.

Rabino Mataniá Nahári: Muito inteligente e esforçado. As noites atua como Rav Kehilá (rabino da congregação) “Shalom Vereut”.

Rabino Itschak Teshuva: Rabino jovem de muito futuro. Quando fez seu Bar Mitsvá, já sabia de cor todas as mishnaiot do Shas inteiro. Sua seriedade e empenho (hatmadá) são impressionantes: antes de casar ele estudava 9 horas em seguida sem parar nem para comer e beber, somente depois disto ele rezava Minchá e se alimentava e então continuava seus estudos. Ele era o Chavruta de seu Rosh Yeshivá – o Gaon Rabi Chanoch Cohen, sendo que grandes partes dos shiurim do Rab. Chanoch eram os fruto de suas observações. Autor do livro (pré -editado) “Umká deshmatetá”.

Rabino Reuvên Hardi: Rav Kehilá (Rabino da Congregação) “Chanichê Hayeshivot Yechí Reuvên”, onde atua também como Rosh Colel no período noturno. Estuda com grande profundidade. Palestra para público diversificado em hebraico, inglês e francês.

Rabino Itamar Buchbut: Rav Kehilá (Rabino da Congregação) “Ohel Tseirim”. Atuou também como Morê Tsedek com o Gaôn Rabi Yitschak Weiss no Bet Horaá do Rav Vozner Shelita. Estudou em “Chavruta” com o Rosh Yeshiva e com o Mashguiach de Nachalat Haleviim. É também um grande especialista em conselho matrimonial (Shalom Bait) sendo ele o rabino chefe do Instituto “Tiferet Shalom” (Instituto para a formação de conselheiros desta área). Esclarecimento: embora seu nome de família ser parecido com o do Rab. Elie Bahbout, não há parentesco entre eles.

Rabino Avraham Nissan: Autor do livro “Bam Chiitani” (pré-editado) sobre as festividades judaicas. Atuou como “Rosh Chaburá” na Yeshivá onde estudou. Nas instituições onde passou, todos sempre sabiam que o Rabino Nissan é o “endereço” correto para responder qualquer tipo de dúvida.

Rabino Shemuel Irani: Muito inteligente e profundo, com conhecimento vasto mesmo em Zeraím (legislação agrícola judaica) e áreas parecidas. Autor do livro “Ateret Yossef” sobre as leis de Shabat. Devido a seu bom senso psicologo, atuou também como rabino encarregado de auxiliar jovens adolescentes religiosos que perderam o rumo correto.

Rabino Elad Ben-David: Principal rabino-compilador do projeto “Alê-Ain” (Enciclopédia de legislação judaica – que está ainda em processo de desenvolvimento). Estudou em “Chavruta” com o Gaôn Rabi Yossef Vinter Shelita (de Kol Yaacov). Muitas vezes, quando o Gaôn Rabi Shelomo Zafrani quis escrever uma responsa complicada e complexa, ele chamava ao Rabino Elad para que lhe ajude a repensar bem todos os pontos e debater o assunto, e isto mesmo na época quando o Rabino Elad ainda era muito jovem, antes de seu casamento.

Rabino Nadav Tal: Um jovem gênio de futuro brilhante, estuda com muita profundidade, e tem conhecimento vasto nos Rishoním e Acharoním. Terminou aproximadamente 50 vezes todo o Seder Nashím e Nezikín do Talmud. Estuda com grande hatmadá, por exemplo nas férias estuda 10 horas em seguida por dia – sem parar nem para comer e beber. Autor do livro “Sidra Depisscha” sobre as leis de Pessach, e dois livros pré-editados sobre o Tratado de Horaiot. Com apenas 19 anos, ganhou o prêmio de melhor autor de responsa.

Translate »
MIGDAL GOOD