No “Bircat Avraham” estudam-se as leis judiciárias judaicas, incluindo ainda as complicadas leis matrimoniais, como Ketubá, divórcio, etc.

A necessidade

É essencial a nosso povo que existam eruditos que possam julgar com precisão e sabedoria estes assuntos, que poucos têm a oportunidade de saber e conhecer. O estudo das leis Judicias/Matrimoniais judaicas é muito mais complicado e complexo do que o estudo necessário para um juiz e/ou advogado laico. Um dos motivos para isto deve-se ao fato de que as leis judaicas foram escritas em contextos antigos, e é necessário se aprofundar muito para saber corretamente como as leis se aplicam em casos atuais. Por exemplo, se quisermos saber pela lei judaica quais são os direitos de um marido (antes e depois de um divórcio) em relação aos lucros de sua esposa na bolsa de valores, devemos examinar bem as leis que foram escritas em relação a frutas que crescem em um terreno que pertence a esposa, e se precisa examinar se lucros de ações devem ser comparados com frutos de um terreno, ou se são consideradas como o próprio terreno que valorizou.

O estudo mais querido perante o Criador

Diz o Rei David nos Salmos: “A pedra desvalorizada pelos construtores, foi a base da construção” (Tehilim 118). Um dos grandes sábios, o “Bet Shemuel”, explica sobre este versículo que o estudo mais “querido” perante o Criador, é o estudo das leis de Even Haezer (parte do Shulchan Aruch referente as leis matrimoniais judaicas – que são parte da função de um “Juiz – Rabínico”), pois por um lado muito poucos são aqueles que estão dispostos a estudar estes assuntos complexos, e por outro lado estes assuntos são extremamente importantes e indispensáveis… Estas são as leis estudadas no “Bircat Avraham”.

Preparação para uma profissão

 

O Estado de Israel reconhece a importância de Juízes Rabínicos, principalmente pelo fato das leis matrimoniais judaicas estarem em vigor com a legislação laica do país, portanto o Estado oferece emprego a Rabinos aptamente formados nesta área.

Translate »
MIGDAL GOOD