Segulot para epidemia

Muitas vezes durante a História ocorreram pragas e epidemias e nossos Sábios escreveram vários conselhos e segulot a serem feitas em épocas como estas. Note-se que é historicamente comprovado que a porcentagem de judeus que morreram nas epidemias era muito menor do que a porcentagem dos não judeus. Segue aqui alguns deste atos:

Conselhos médicos de nossos Sábios:

  1. Não sair de casa o máximo possivel (Talmud Tratado de Babá Kamá 60b).
  2. Não deixar pessoas estranhas entrarem em sua casa, e se alguem quiser conversar com você manter distância para que o ar que sai da boca dele não chegue em você (Rabi Chaim Vital Z.T.L., trazido pelo Rabí Chaim Falaji Z.T.L. no livro Refuá Vechaím 5,29).
  3. Se lavar e lavar as roupas (Ketonet Yossef Siman 5).
  4. Para quem já pegou a doença uma vez e se curou, não precisa se preocupar mais (Maharil, citado por Lechem Yehudá em Yore Dea 117).

Conselhos espirituais e segulot:

  1. “A teshuá, a tefilá, e a tsedaká eliminam o decreto ruim” (Nussach do Natená Tokef).
  2. Fazer 100 berachot por dia (Midrash Bamidbar Rabá 18,21).
  3. Ler o “Pitum HaKetoret”, principalmente na Sinagoga (Zohar Midrash Neelam Vaiera 100B).
  4. O Arizal acrescenta também dizer junto com o Ketoret (antes das palavras Hashem Tseva-ot Imanu), o versículo (Parashat Mikets 43 11):

וַיֹּאמֶר אֲלֵהֶם יִשְׂרָאֵל אֲבִיהֶם אִם כֵּן אֵפוֹא זֹאת עֲשׂוּ קְחוּ מִזִּמְרַת הָאָרֶץ בִּכְלֵיכֶם וְהוֹרִידוּ לָאִישׁ מִנְחָה מְעַט צֳרִי וּמְעַט דְּבַשׁ נְכֹאת וָלֹט בָּטְנִים וּשְׁקֵדִים.

Sendo que sobre isto há cavanot cabalisticas para quem sabe faze-las (Shaar Hakavanot Darush 3 pag 14B).

  1. Ler a Parashá de Akedat Yitschak (Tikunê Zohar 139A).
  2. Ler diariamente o vercículo “”אַתָּה סֵתֶר לִי מִצַּר תִּצְּרֵנִי רָנֵּי פַלֵּט תְּסוֹבְבֵנִי סֶלָה, e mais 3 vezes de trás para frente: “סֶלָה תְּסוֹבְבֵנִי פַלֵּט רָנֵּי תִּצְּרֵנִי מִצַּר לִי סֵתֶר אַתָּה”. (Livro Zahorê Chamá sobre o Zohar Vaishlach 179).
  3. Tomar muito cuidado com o recato das mulheres e a santidade dos homens (Chessed Leavraham Mayan 2 Nehar 5).
  4. Colocar em cima da porta de entrada da casa um papel ou pano que estejam sujos com um pouco de sangue de Berít Milá, pois isto protege como o sangue do Korban Pessach que nossos antepassados colocaram nas suas portas antes da praga dos primogênitos (Refuá Vechaím 5, 74).
  5. Que a esposa não atrase sua Tevilá (Chanan Elokim Siman 2).
  6. Rezar pela reconstrução do Bêt Hamikdash (Midrash Yalkut Shimoni fim de Shemuel 1).
  7. Ter sempre consigo um rubí (Shevet Mussar perek 17).
  8. Não deixar as unhas compridas (Kemach Solet pag. 181A).
  9. Rezar com minían (Rashbash Siman 195). Logicamente mantendo a distancia necessária entre as pessoas e demais regras médicas.
  10. Não ficar nervoso (Shevet Mussar perek 17).
  11. Estudar muita Torá (Shut Bet David Y.D. 57).
  12. Sustentar sábios estudiosos da Torá (Grão-Rabino da Turquia Rabi Chaim Falaji Z.T.L. no seu livro Refuá Vechaím cap. 5 siman 68, e acrescenta ele que esta é uma segulá “maravilhosa”). Este ato nobre pode ser efetuado atraves deste site!

Alguns conselhos espirituais específicos para Coronavirus (Covid):

  1. No caso específico do Coronavirus, escreveu o Gaon Rabi Chaim Kanievski (numa carta datada de Erev Shabat Ki Tissá) que é correto se cuidar mais do pecado de Lashon Hará (maledicência), pois consta no Tratado de Arachin 15 que a quarentena é punição para quem causou (com sua maledicência) de pessoas se afastarem (mesmo que só afastamento sentimental) uma das outras.
  2. Afirmam alguns Mekubalím, que a epidemia do Coronavirus foi mandada por Hashem para as pessoas se sentirem menos confortáveis na Galut e consequentemente desejarem com mais vontade a Redenção. Nota-se que consta no Midrash Shir Hashirim Rabá (sobre o versiculo “Et Hazamir Higuia”) em nome de Rabi Chia Bar Aba: “próximo da vinda do Mashiach uma grande epidemia virá para o mundo”, sendo que na opinião do Gaon Rabi Reuven Elbaz Shelita (membro do Conselho dos Sábios da Torá) este midrash se refere ao coronavirus.

 

P.S. Antes de começar um bom costume de forma fixa, é aconselhável dizer que o faz “Beli Neder”.

Translate »
MIGDAL GOOD