Ditos sobre a importância do sustento do estudo da Torá

– “Quem quer fazer a mitsvá de tsedaká, que faça-a com estudiosos da Torá.” (Midrash Kohelet Rabah 11,1).

– “Todo o (dinheiro) que um judeu retira do (lucro) de seus esforços, e dá para (sustentar) estudiosos da Tora neste Mundo, para seu próprio benefício (este dinheiro) foi retirado, e (este dinheiro) revira-se para ele proprio, e acrescenta para ele riqueza neste Mundo e recompensa no Mundo Vindouro.” (Midrash Shir Hashirim 6,1)

– “Se for decretado para uma pessoa ter prejuízo e perder dinheiro (chas veshalom, D´us não o permita), a quantia que a pessoa deu para Tsedaká é levada em “conta”, e se salvará do prejuízo”. (Midrash Vaikrá Rabá 34 12)

– “Quem alimenta sábios da Torá é como se tivesse trazido as primícias de seu fruto ao Bêt Hamikdash” (Tratado de Ketubot 105b)

– “A Tsedaká para o sustento de estudiosos da Torá, é preferencial a qualquer outra Tsedaká, e tem preferência até mesmo sobre a Tsedaká para um Cohen Gadol pobre, em caso do Cohen Gadol não ser um estudioso da Torá”. (Shulchan Aruch, Yorê Deá 251 9 – obs: O Shulchan Aruch é o livro principal da legislação judaica).

– “Toda Tsedaká aproxima a redenção, mas a Tsedaká para estudiosos da Torá tem a força de trazer a redenção imediatamente”. (Lechem Hapanim sobre a Hagadá pag. 4 coluna 3)

– “A Tsedaká que é feita para estudiosos da Torá, mais do que qualquer outra Tsedaká, tem a força de anular todos os decretos ruins e difíceis que possam ter sido decretados sobre o doador, D’us nos livre”. (o grande sábio HaChidá ZT”L no seu livro Chomat Anach fim do siman 32)

– “O apoio aos estudiosos da Torá é o grau máximo da Tsedaká, e deve sempre ser encarado como o topo dos degraus de prioridade para quem procura fazem boas ações com seu dinheiro”. (Gaon Rabi Y.S. Eliashiv ZTL no Alon Mifal Hashas, Yiar 5770)

– “Um doador que é esperto, deve dar suas contribuições para o sustento de estudiosos da Torá, pois quem doa para esta causa cumpre vária mitsvot de uma vez: 1) caridade para pobres, 2) sustenta eruditos da Torá, 3) difunde a Torá, pois dá ao erudito a oportunidade de estudar, 4) dá honra à Torá e honra a aqueles que a estudam.” (Hachidá em seu livro Morê Beêtsba 1, 15).

– “A maior “segulá” (ato espiritual com conseqüência material) para alcançar sucesso monetário com abundância, é sustentar estudantes da Torá. Através do mérito do sustento de estudantes da Torá, D’us manda para o doador ainda mais do que foi decretado para ele em Rosh Hashaná…” (Livro Lehorot Natan, Moadim, vol. 4 pag. 71).

– “Quem sustenta estudantes da Torá, está se assegurando de não empobrecer neste Mundo, e regozijará da recompensa do estudo deles no Mundo Vindouro”. (Rabi Aharon Meili Tawil ZT”L, em seu livro “Maalot Hatora Vehatsedaka” pag. 28).

– “Quem vê um sefer Torá jogado no chão, com certeza corre para levantá-lo. Quanto mais sábios da Torá que não tem o apoio financeiro devido, devemos correr para levantá-los”. (Livro Sefer Hachaim, citado também no livro Tal Orot)

– “Quem sustenta o estudo da Torá, é chamado por D’us com o adjetivo de “o pilar dos Céus”, ele salva o mundo inteiro, e tem mérito como Moshê Rabênu”. (O Gaôn Rabi Chaím Palaji Z.T.L, Grão Rabino da Turquia no livro Tsedaká Lechaím, siman 337. Tradução livre).

– “Avrechím têm dificuldades econômicas e muitos filhos, e mesmo assim se apertam para estudar Torá. Quem tem o mérito de sustenta-los, não tem limites para a sua recompensa perante o Criador! Cada pessoa deve abrir os seus olhos e doar com generosidade, e D’us lhe devolverá duplicado e triplicado… Está escrito: “E darão, cada pessoa, a expiação de sua alma” (Shemot 30,12) – a palavra “darão” (ונתנו) se lê de traz para frente como de frente para traz, isto para nos ensinar que uma doação nunca é um “gasto”, pois todo dinheiro que é doado sempre volta de novo para aquele que o doou. Quem sustenta o estudo de Torá, enorme é seu nível espiritual”. (Maran Rabênu Ovadiá Yossef Z.T.L., livro Maadanê Melech vol. 3 pág. 447, tradução livre).

– “A melhor das melhores formas de Tsedaká, e que traz mais expiação à alma da pessoa, é a tsedaká para o sustento de sábios da Torá”.(O Gaôn Rabi Shabetai Bahbout Z.T,L, Grão-rabino da Síria e do Libano no livro Kavod Yom Tov pág. 97).

– “A bênção Divina de sucesso nos negócios para quem doa Chomesh (20% dos lucros), pode chegar a multiplicar em 100 vezes o valor dos lucros.” (O Gaôn Rabi Meir Halevy Z.T,L, Admôr de Ostrovtsa, no livro Or Torá Parashat Mikets pág. 232).

– “Quem sustenta Sábios estudiosos da Torá, tem recompença como se tivesse cumprido todas as Mitsvot escritas na Torá.” (O grande Mekubal Rabi Manssur Ben-Shimôn Z.T.L., em seu livro Shêmen Sasson, Bereshít pág. 7).

– “O dito dos nossos Sábios em Avot (4,9) se explica da seguinte forma: Todo aquele que se esforça para sustentar o estudo da Torá quando tem poucas possibilidades financeiras, D’us vai lhe dar a oportunidade de sustentar a Torá sendo rico.” (Carta do Gaon Rabi Ben Tsion Aba Shaul Z.T.L., no livro Rabênu HaOr Letsion pag. 468).

– “Com certeza todos aqueles que ajudam e apoiam no sustento da nossa sagrada Torá, vão ter toda a beneficiência guardada para os Justos, e vão ser abençoados com satisfação e sucesso já neste mundo” (O “Staipeler” em seu livro Kariana Deegrata vol. 3 pag. 180)

– “Sustentar sábios estudiosos da Torá é um ato querido por D’us mais do que trazer todos os Korbanot ao Bet Hamikdash”. (Maran Rabênu Ovadiá Yossef Z.T.L. em seu livro Yechavê Daat vol. 1 siman 86).

– “Toda quantia que se dôa para o sustento de sábios da Torá, sempre volta para o doador pelo menos em dobro“. (Grão Rabino da Turquía HaGaon Rabi Chaim Faladji Z.T.L., em seu livro Tsedaká Lechaím, siman 377 – baseado nas palavras do Arizal)

– “Sustentar estudiosos da Torá, como fizeram as tribos de “Issachar e Zevulun”, é uma “segulá” maravilhosa para ter boa saúde, para ter bons filhos, e para ter sucesso nos negócios.” (HaGaon Rabi Moshe Shterenbuch Shelita em seu livro Teshuvot Vehanhagot vol. 5 siman 286).

“Apoiar avrechím que moram em Erets Israel, é um mérito que traz vida longa e salva de todos os tipos de problemas e decretos, e também aproxima a redenção.” (Rabi Chizkiá Medine, autor do Sedê Chêmed, no livro Pakuot Hassadê siman 1 D.H. Vehen Ata).

– “O sustento de sábios de Torá é uma mitsvá mil vezes mais elevada do que qualquer outro tipo de Tsedaká, e portanto é melhor sustentar um sábio com generosidade e abundância, do que sustentar mil pobres”. (Rabenu Yossef Chaím autor do “Ben Yish Chai” no seu livro “Benayahu” no siúm do talmud).

– “Os Colelím são o Kodesh Hakodashím do povo de Israel, e estão acima de qualquer outra causa. O Yetser Hará sabe disto e por isto se empenha ao máximo para impedir as pessoas de doarem para Colelím. Não é qualquer um que tem o mérito de doar para um Colel, quem doa para um Colel é sinal que é uma alma elevada e tem méritos especiais. Quem lida como o sustento de avrechím, está lidando com a coisa mais santificada que existe no povo de Israel.” (O Gaon Rabi I. I. Kanievski Z.T.L., conhecido como “o Staipeler”, no livro Guedolá Shimushá pág. 651)”.

– “Na terra de Israel, toda reza, todo pedido, sobe com facilidade para os céus, e trás suas boas consequencias. Porém fora de Israel não é assim, tem uma barreira de impureza que dificulta muito as rezas de serem aceitas. Então, como pode uma pessoa (que mora fora de Israel) ser beneficiada pelas rezas feitas em Israel? E como pode ter parte da mitsvá de morar em Israel? E como pode ter parte do estudo Torá da terra de Israel (que é um estudo mais elevado)? Só existe um jeito, sustentando sábios da Torá que moram em Israel. Este é um grande ato, que trás proteção completa, e através disto D’us atende seus pedidos.” (Maran HaChida Z.T.L. em seu livro de responsas “Yossef Omets” siman 19).

– “A sabedoria da Torá não é como a sabedoria laica. Para a sabedoria laica, basta o estudo e a formação na juventude da pessoa, mas a Torá, a sabedoria Divina, só é adquirida de forma verdadeira por quem se dedica plenamente sua vida inteira para o estudo dela, da juventude até a velhice… Nos dias de hoje, a principal tsedaká tem que ser para Colelím, sustentando o estudo de avrechím casados, pois são eles que garantem o futuro da sabedoria da Torá no nosso povo.” (Chazon Ish em sua carta editada no livro Guinzê Veshut Chazon Ish vol. 4 pag. 51).

– “Cada alma judia que vêm para este mundo, tem que fazer todos os esforços possíveis para o sustento do estudo da Torá, pois só assim é considerado que sua vida foi bem aproveitada.” (Maran Rabenu Ovadiá Yossef Z.T.L. em seu livro Anaf Ets Avot 4, 11)

– “Cada geração D’us testa com testes diferentes. O principal teste desta geração, é se vão sustentar sábios da Torá.” (Hagon Rabi Guershon Edelshtein Shelita, Rosh Yeshivat Ponoviz, em Tamuz do ano passado)

– “Na época do Bet Hamikdash, a formula para ficar rico, era dando dízimo da colheita para sustentar os leviím e os cohaním. Hoje na diáspora, a formula para ficar rico é sustentar estudiosos da Torá.”  (O “Chafets Chaím” Z.T.L. em seu livro Shem Olam vol. 2 nas Hashmatot).

– “Todas as pessoas do mundo recebem “Tsedaká” de Hashem, pois Ele é que nos da riqueza saude etc. Através de nós também darmos Tsedaká, aseguramos que Hashem também vai continuar a nos dar nossas necessidades.” (Rabi Yaakov Kassine Z.T.L,, Shut Kessine Arets pág. 314)

– “Quem doa para o sustento de estudiosos da Torá, é como se estivesse doado para todos os tipos de causas beneficiárias que existem no mundo (como pobres, doentes, kiruv etc), pois nossos sábios na mishná (Peá 1:1) afirmam que o estudo da Torá é equivalente a todoas as boas ações que existem juntas.” (O Rav Shach Z.T.L., livro Bessearat Esh pág. 159).

“Quem sustenta sábios da Torá, terá recompensa sem limites e sem fim”. (Rabi Yossef Chaím autor do “Ben Yish Chai” em Od Yossef Chai Derushím Vaikhel).

– “Se as pessoas soubessem quão grande é a recompensa de quem sustenta um “avrech”, dariam tudo o que possuem para isto”. (Rabi Aharon I.L. Shteinneman Z.T.L., no livro Keail Taarog vol. 4 pág. 151).

– Carta de grandes sabios (editada no livro Catvuni Ledorot, pag. 222): “A causa primordial para a qual deve ser dada a tsedaká, é o sustento de avrechím dos Colelím, principalmente os de Israel. Para esta causa, se pode dar até mais do que chomesh, e este mérito traz uma abundancia enorme de bençãos, como está escrito (Malachí 3:10): “Vou despejar sobre vocês bençãos sem limites”. Assinaturas desta carta: Rabino Y. S. Eliashiv Z.T.L., Rabino A. L. Shteinemann Z.T.L., Rabino Chaim Kanievski Shelita, Rabino M. Y. Lifkovitz Z.T.L., Rabino Shemuel Auerbach Z.T.L.

– “Quando se trata de doar para sustentar pessoas que estudam Torá com seriedade, não se deve fazer conta nenhuma, e D’us não vai deixar de recompensar…” (Maran Rabenu Ovadiá Yossef Z.T.L., no livro Maadanê Hamelech pag. 440).

– O Gaôn Rabi I.G. Edelshtein (um dos Guedolê Hador) afirmou no fim do ano passado (em Tamuz 5774): Cada geração e geração na Historia, foi testada por D’us com um teste diferente, específico a cada época. O principal teste com o qual D’us está testando a geração de hoje, é se vão sustentar o estudo da Torá.

_____________________________________________

Comentário do “Chafetz Chaim” ZTL:

O Aron Haberit, a arca sagrada, em que se encontravam as tabuas com os dez mandamentos e o sefer Torá escrito por Moshê, era carregado por quatro pessoas quando viajavam pelo deserto. Dizem nossos sábios que ocorria um milagre, pois a arca se locomovia sozinha, e em vez das pessoas carregarem a arca, a arca carregava as pessoas. Aos olhos humanos parecia que as pessoas carregavam, mas era mera ilusão de ótica.

Comenta o grande sábio Israel Meir Hacohen ZT”L (O “Chafets Chaím”, autor da Mishná Berurá) em seu livro Shem Olam, que assim também os doadores que sustentam os estudiosos de Torá, aos olhos humanos parecem que “carregam” os estudiosos, mas na prática D’us dá aos doadores sucesso em seus negócios para poderem continuar contribuindo com o estudo da Torá, de forma que “carreguem” os estudiosos, que são comparados com a arca que contém a Torá.

Acrescenta ainda o “Chafetz Chaím”, que da mesma forma que a Torá nos diz (em Shemot 25:16) que as barras pelas quais se carrega a arca devem ficar sempre presas à arca, mesmo quando não são necessárias, assim também as pessoas que neste mundo sustentaram estudiosos de Torá, no mundo vindouro vão continuar ligadas com as almas dos sábios com os quais contribuíram, e se sentarão juntos a estes sábios no Gan Eden.

Translate »
MIGDAL GOOD